sexta-feira, 16 de novembro de 2012
.
Vez ou outra, quando eu posto coisas sobre o ebay aqui ou pelo Facebook, algumas meninas me perguntam se é seguro comprar na internet. Sim, em geral é seguro. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Falando de ebay, não posso deixar de alertar que o site funciona exatamente como o Mercado Livre. Você não compra o produto de uma loja, e sim de uma pessoa, então é preciso existir uma certa confiança no vendedor. No meu caso, nunca aconteceu de eu pagar uma coisa e não receber. Algumas coisas já chegaram na minha casa quase três meses depois da compra, mas antes tarde do que nunca, né?


Sobre a demora pra chegar
Bom, gente, como o ebay já virou uma espécie de Mercado Livre mundial, os vendedores estão espalhados pelo mundo todo. E a maioria deles está em Taiwan ou Hong Kong. Então o seu produto vai ter que rodar o planeta até chegar na sua casa, o que justifica a demora. Na maioria dos casos, a estimativa de entrega é de 20 dias úteis. Mas nós sabemos como é o serviço dos Correios, e com isso, as coisas acabam chegando um mês ou até dois depois da compra. A dica que eu dou é comprar e esquecer. Se você chegar em casa todo dia na esperança de encontrar um pacotinho, vai ter que colecionar decepções. Se você esquecer o assunto, um belo dia vai chegar em casa e encontrar uma surpresa!

Sobre os vendedores
Os vendedores do ebay podem ser avaliados pelo cliente. E a partir dessa avaliação você decide se quer fazer negócio com ele ou não. Os vendedores mais bem avaliados ganham um selinho do lado do nome. São os Top-rated Sellers. O selinho é assim:


Mas isso não quer dizer que você só deve comprar com eles. Alguns, mesmo sem o selinho, tem 100% de feedback positivo. Eu já comprei também com vendedores com 95% de aprovação e o produto chegou. O número de aprovações está disponível na página do produto. Você também pode observar a quantidade já vendida.



Sobre o frete
A maioria dos produtos tem frete grátis. Geralmente, vendedores asiáticos não cobram nada pelo envio, o que é ótimo. Já os europeus e americanos sempre cobram alguma coisa, nem que seja um dólar. No caso da Hello Kitty que mostrei aí em cima, o frete é grátis. 


Quando o frete não é grátis, o valor cobrado pelo vendedor aparece no mesmo lugar. Assim: 


Muitas vezes, o vendedor não disponibiliza frete para o Brasil. Aí aparece isso:


Nesse caso, você pode enviar uma mensagem para o vendedor perguntando se ele pode abrir uma exceção e quanto custaria. Dia desses eu fiz isso e a vendedora respondeu que poderia mandar, mas cobrou US$14.95 para enviar três bichinhos de pelúcia do Star Wars (que ainda não chegaram). Negociem!

Sobre o pagamento
Ao contrário do que muitos pensam, você não precisa ter cartão de crédito internacional para comprar no ebay. Basta você cadastrar seu cartão no PayPal. Quando você comprar alguma coisa pelo ebay, basta escolher pagar via PayPal. O sistema deles já vai ter todos os dados necessários cadastrados e basta que você coloque sua senha e confirme a operação. É como se o PayPal pagasse ao vendedor e você paga ao PayPal. Quem tiver dúvidas pode entrar no site que eles explicam direitinho como tudo funciona (e em português).
O PayPal acaba comigo, gente. Como eu já tenho os dados cadastrados, nem adianta eu resolver deixar o cartão em casa pra não gastar dinheiro. Quando eu encontro um computador não consigo deixar de entrar no ebay e sempre acabo comprando alguma coisa, já que não preciso ter o cartão em mãos para pagar.

E é isso, gente! Se joguem nas compras e não esqueçam de me avisar quando fizerem achados maravilhosos. Boas compras!












Um comentário:

  1. O PayPal acaba comigo, gente. Como eu já tenho os dados cadastrados, nem adianta eu resolver deixar o cartão em casa pra não gastar dinheiro. Quando eu encontro um computador não consigo deixar de entrar no ebay e sempre acabo comprando alguma coisa, já que não preciso ter o cartão em mãos para pagar. (2), hahahaha!

    ResponderExcluir

Sobre mim


Sou Marina Baruch, tenho 23 anos e estudo jornalismo. O blog é uma ótima maneira de combinar a minha profissão com o mundo das peruices, que eu adoro. Espero que vocês se divirtam lendo, porque eu me divirto muito fazendo!

Instagram


Arquivo do blog

My Fashiolista finds